Tipos de liderança: conheça 5 perfis de líderes!
19 de outubro de 2022
8 itens que não podem faltar no seu estacionamento!
12 de dezembro de 2022

Saiba o que é gestão e suas ferramentas!

Para ser um bom gestor, o conhecimento é essencial para a prática.

Imagine um navio no meio do mar, porém com um detalhe: sem um capitão. Seria um navio completamente sem rumo, vagando desgovernadamente por toda a extensão marítima até que acabassem seus recursos. É como uma empresa sem um gestor. 

Sem uma pessoa que tome as decisões difíceis e assegure que a empresa vá para o rumo do crescimento, nada impede que afunde a qualquer momento ou que seja levada pela maré de volta para o local de onde saiu.

Além de um bom produto ou serviço, para que um negócio cresça e seja rentável é essencial ter uma boa gestão. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Boa leitura!

Entenda de uma vez o que é gestão:

Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma companhia, ou seja, o ato de administrar ou gerir recursos, pessoas e qualquer outra coisa que possa ser gerido para alguma finalidade, seja em benefício próprio ou de uma entidade.

Ela consiste em trabalhar com os recursos disponíveis da maneira mais eficiente possível para atingir os objetivos esperados com o mínimo de despesas.

Uma boa gestão também contempla a aplicação desses princípios no aproveitamento de recursos físicos, humanos, financeiros e informacionais de maneira eficiente e efetiva para atingir os objetivos da empresa.

E você conhece as ferramentas de gestão? 

As ferramentas de gestão servem como facilitadores para a administração de pessoas e recursos, além de facilitar a tomada de decisões. Podem ser utilizadas por negócios de diferentes segmentos e tamanhos, permitindo que o gestor tenha controle sobre os processos da empresa.

Elas são capazes de aprimorar processos, otimizar projetos e até mesmo melhorar resultados, pense nos objetivos da sua empresa e analise quais ferramentas podem te ajudar a alcançá-los. 

As 3 ferramentas de gestão mais utilizadas nas empresas

1. 5W2H

O 5W2H é uma ferramenta para compor planos de ação de forma mais rápida e eficiente, se baseando em 7 perguntas, são elas:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem deve fazer?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando deverá ser feito?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto custará esse projeto?

2. Ciclo PDCA

Um método que não foca apenas em uma demanda pontual, mas direciona para a melhoria contínua visando a evolução dos processos, produtos e serviços. 

  • Plan ou Planejar: etapa para analisar o problema e planejar a ação;
  • Do ou Executar: planejar a execução do plano de ação; 
  • Check ou Verificar: a hora de mensurar os resultados, verificar se o plano está resolvendo os problemas ou se precisa ser readequado; 
  • Act ou Agir: padronizar o processo, revisar e propor novos passos.  

3. Análise SWOT ou FOFA

Costumeiramente usada para construir estratégias, identificar oportunidades, fraquezas e forças, ela também pode ser aplicada na gestão de pessoas. 

  • Strength (forças): identificação dos pontos fortes da empresa ou pessoa, o que a diferencia dos concorrentes;
  • Weaknesses (fraquezas): mostra os pontos fracos, que precisam de melhorias;
  • Opportunities (oportunidades): análise do cenário externo, o que está acontecendo no mundo que pode favorecer na busca dos objetivos internos;
  • Threats (ameaças): revela problemas no mercado, dessa forma é possível desenvolver estratégias para combater esses males. 

Agora você já sabe tudo sobre gestão e suas ferramentas!

Os comentários estão encerrados.