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NÃO FAÇA ISSO: os 5 maiores erros que um líder pode cometer.

Conheça as atitudes que podem prejudicar a equipe e o rendimento da empresa, quando cometido pela liderança.

A posição de liderança vem se moldando e humanizando conforme o tempo, inclusive o termo líder já traz essa ideia de alguém que tem a capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, mais sobre “ir junto”. 

Ainda assim, ocupar esse cargo de autoridade demanda muita seriedade, comprometimento e estudo. Por isso, é muito importante sempre estar atento às atribuições dos líderes, tomar cuidado para não cometer erros estrondosos e que podem impactar a equipe. 

A figura do líder deve representar um exemplo para os liderados, de maneira que influencie positivamente o ambiente e as pessoas à sua volta. Por isso, separamos os 5 maiores erros que um líder pode cometer para que você passe longe! 

01. Ser chefe em vez de líder

Não adianta se auto intitular de líder se suas ações continuam reproduzindo a ideia antiga de chefia. Nas empresas mais modernas, esse comportamento é abolido uma vez que vêem seus colaboradores como parceiros importantes do negócio. 

Esse comportamento prejudica a empresa que tenta reter seus talentos, já que é menos interessante contratar novas pessoas do que investir para que a equipe atual se mantenha por muito tempo. 

2. Não dar feedbacks

O feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, o líder é quem observa o comportamento da equipe e deve identificar pontos de melhoria e pontos a serem celebrados. 

Afinal, como cobrar resultados ou até comportamento dos colaboradores se eles não souberem o que há de certo ou errado? 

3. Não desenvolver os colaboradores

As pessoas se sentem mais motivadas quando sabem que podem alcançar novos patamares quando se dedicam. Uma das tantas funções da liderança é perceber a necessidade ou oportunidade de investir na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. 

Quando desenvolvemos pessoas, também otimizamos os resultados da empresa. 

4. Sobrecarregar a equipe e não dar apoio

Uma equipe sobrecarrega é desmotivada e pouco criativa, devido ao excesso de trabalho! Sem contar que pode acontecer mais retrabalhos e erros quando as pessoas estão cansadas. 

É importante criar um espaço onde as pessoas se sentem à vontade para falar sobre o dia a dia do trabalho e fazer uma distribuição de demandas em conjunto com a equipe. 

5. Não valorizar a equipe

Profissionais talentosos querem reconhecimento. Saber reconhecer e valorizar as pessoas é muito importante, mostra o quanto existe confiança na relação líder e liderados, o que direta ou indiretamente, valoriza também o talento da liderança.

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