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Entenda de uma vez por todas o que é Comportamento do Consumidor!

Saber das vontades e desejos do seu público pode alavancar suas vendas. 

Você sabe como conquistar o seu público? Os clientes nem sempre são todos iguais, podemos ter mais de uma persona e é essencial entender quem são para criar estratégias mais assertivas e alinhadas com as vontades dessas pessoas.

Para isso, é necessário entender como as pessoas pesquisam e consomem os seus produtos e serviços e quais fatores que pesam na hora de escolher uma marca. Assim, encontramos verdadeiras oportunidades para aumentar a sua taxa de conversão! 

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

O que é comportamento do consumidor?

Segundo Philip Kotler, o comportamento do consumidor é uma área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.

Ou seja, ele estuda o processo de decisão de compra, que é um processo que se inicia com uma necessidade ou um desejo. E então, o consumidor vai passar por diferentes etapas até chegar ao momento da decisão de compra, chamado de jornada do consumidor. 

Antigamente, esse processo era considerado linear, mas, principalmente com a internet, foi percebido que não é bem assim. Existem diversos fatores que influenciam a jornada do cliente, além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão influenciar diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja.

Por que é importante conhecer o comportamento do consumidor? 

Para criar estratégias eficazes e melhor direcionar o seu negócio! Ao conhecer as necessidades, desejos e dificuldades do consumidor, uma empresa consegue dimensionar seus esforços e adequá-los às demandas do seu cliente.

Conheça os fatores que influenciam a compra:

  • Pessoais: os interesses e opiniões de uma pessoa sempre são afetados por dados demográficos como idade, gênero, cultura, profissão e etc.
  • Psicológicos: suas percepções e atitudes, ou seja, a capacidade de uma pessoa de compreender informações, sua percepção de sua necessidade, sua atitude, o conhecimento sobre o seu produto ou serviço e outros.
  • Sociais: influência da família e amigos ou das mídias sociais. Esse fator também inclui classe social, renda e nível de escolaridade.

O comportamento do consumidor muda durante o tempo! 

Por isso, é importante sempre realizar esse estudo para atualizar as suas estratégias e ações de marketing. Um bom exemplo disso é a pandemia do Covid-19, a necessidade fez com que os consumidores passassem a comprar mais online.

Então, seja por cultura, troca de geração ou algo que aflige o mundo, os consumidores mudam e se adaptam, para se manter atualizado e relevante no mercado é preciso acompanhar essas mudanças e criar novas estratégias para novos consumidores.
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